Professores

Paula Madeira

Licenciatura em Plant Science ( 1991) pela Universidade de Nottingham ( UK). Terapeuta de Shiatsu pela International School of Shiatsu Kiental/ Lisboa; Intituto Macrobiótico de Portugal 1999 . Licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa na ESMTC/ Universidade de Nanjing ( RPC), e Chikung 2001 . Intrutora do Universal Healing Tao ( Mestre Mantak Chia) 2009.

Estudou Chikung com: Mestra Deolinda Fernandes e Mestre José Faro 1996-2001; Mestre Wong Kiew Kit - Lisboa 1996 e 1997; Mestre Joaquim Pedreros-Lisboa 1998 e 1999;Dr. Yves Requena Lisboa 1999, Mestre Li Nei Guan,Lisboa 2000, Mestra Song Nanjing (RPChina) 2005, Mestra Yen Tchen Yi, Nanjing (RPChina) 2005 e 2006; Mestre Mantak Chia-Chiang Mai (Tailândia) 2007-2009

Actualmente, é professora na ESMTC cadeira de Ginecologia/ Andrologia, responsável pelo Curso de Instrutores de Chikung Terapeutico da mesma escola. Coordenadora para Portugal do Universal Healing Tao. Fundadora do mesmo sistema em Moçambique. Especialista de MTC, exerce na área de MTC , Chikung, Ginecologia/ Andrologia. Presidente da APCKTT


O meu trabalho centra-se no desenvolvimento do ser humano como um todo, nas suas vertentes física, emocional e espiritual, ajudando cada um a tomar controlo de si próprio e a aumentar a seu grau de consciência.

Página pessoal: www.massagem-terapeutica.com

 

Diana Pinheiro

Licenciatura (5anos – 5290h) em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pela Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC) - Lisboa e pela Nanjing University of Chinese Medicine na República Popular da China.
 
Tese de Licenciatura: “O Dinamismo do Cromodiagnóstico – A análise do Desenho infantil, à Luz da MTC”. Apresentação da Tese no National 22nd Pediatrics symposium of Traditional Chinese Medicine (TCM) and 1st International Pediatrics symposium of TCM – 2005 em  Zhengzhou- China e na First World Academic exchange Conference of Paediatrics of Chinese Medicine – 2009 em Tianjin China
 
Docente na ESMTC no curso curricular (licenciatura) nas cadeiras de Chi Kung III, Prática Energética I, Psicologia III, Área de Desenvolvimento Pessoal, Cívico e Social, e Pediatria I.
 
Docente do Curso de Instrutores de Chi Kung desde o ano lectivo 2006-2007, no módulo de Chi Kung Infantil e Desenvolvimento Pessoal.
 
Iniciou os seus estudos em 1999 e teve aulas de Prática energética, Chi kung e Tai Chi Chuan com os professores e Mestres: Mestre Wu Chuan, Profª Song - China, Profª Paula Madeira, Profª Deolinda Fernandes, Prof. Faro e Prof. Carlos Cid
                
Página Pessoalhttps://www.facebook.com/Alquimia-dos-Sabores

 

Lucia Borges

Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializada em Psiquiatria Social pela Escola Nacional de Saúde Pública (RJ), e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Tendo trabalhado em diversas áreas da Psicologia (escola, comunidade, centro de saúde, consultório privado, clínica de desintoxicação, lar para deficientes físicos), e tido acesso a variadas problemáticas, buscou alcançar a essência da natureza humana, actualizando-se em várias formações (Psicanálise, Psicodrama, Biossíntese, Transdisciplinar holística)

Iniciou-se em práticas artísticas, expressivas e de auto-desenvolvimento (dança contemporânea, expressão corporal, biodanza), ampliando sua busca pelo bem-estar a disciplinas holísticas e energéticas (artes marciais, yoga, chi-kung).

Enamorou-se pelo Chi-Kung que pratica há cerca de 17 anos. Finalizou o Curso de Instrutores de Chi-Kung Terapêutico (CICT) da Escola de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC) em Julho de 2008, apresentando como trabalho final a investigação “Valorizando a pessoa na 3ª idade: O chi-kung como um recurso de relação com o corpo e o bem-estar”.

Como reciclagem e complementação de sua formação, participou de alguns Seminários e Cursos: Daoyin, Zhan Zhuang, Da Cheng Chuan, Wudan Qigong e Universal Tao System.

Dá aulas regulares, orienta seminários e treino personalizado de chi-kung, em Cascais e em Lisboa.

Tem participado de eventos variados (culturais, desportivos e alternativos), dinamizando algumas actividades com o chi-kung, com vistas a dar a conhecer esta prática.

Enquanto psicoterapeuta, vê o chi-kung como uma prática holística, que além de promover saúde e bem-estar, ajuda na auto-descoberta e no desenvolvimento integral do ser humano. Interessa-se pelo taoismo (com especial atenção aos trabalhos do mestre Wu Jyh Cherng e Mantak Chia) e toda a compreensão que este saber nos deixa, acerca das forças que nos condicionam. Vê nas disciplinas taoistas uma forma de celebração dos processos da natureza, bem como uma forma eficaz e genuína de harmonização energética e libertação do Ser. Inclui o chi-kung no processo terapêutico de seus pacientes e, utiliza-o como um recurso de apoio à aprendizagem em conjunto com outros colegas num projecto multidisciplinar.

 

Margarida De Sá Domingues

Licenciada em Historia com especializações em: serviços de educação e animação cultural de museus e palácios ; documentação científica e técnica. 1986

Instrutora de Chi Kung Terapêutico formada pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa em 2008. Tema de Estágio: Aplicação do Chikung em crianças do pré-escolar e primeiro ciclo para melhoria da concentração e resultados escolares.Escola Carolina Micaëlis

Terapeuta de Shiatsu formada pela International School of Shiatsu (ISS). 2005

Dá aulas de Chi Kung a crianças, jovens e adultos na Quinta da Luz e na Escola Carolina Micaëlis em Lisboa, e na Clinica de Saúde no Barreiro.

Com o objectivo de melhorar a sua formação profissional tem desenvolvido estudos nas áreas de Chi Kung, Shiatsu e terapias complementares, nomeadamente Seitai, Reflexologia, Moxibustão, Terapia Miofascial, Cranio Sacral, Massagem Breuss, Método Dorn, Chi Nei Tsang e Shantala.

Pagina Pessoal: http://www.margaridas.org/

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Rita Teixeira

Em 1998 terminei o curso de Enfermagem, começando o meu percurso na profissão no âmbito da Urologia. Areas de Trabalho (Saúde Ocupacional, Cuidados Continuados, Triagem Telefónica, Cuidados Paliativos).


Participei em vários congressos e estudos de ensaios clínicos e frequentei diversos cursos de formação (Pós-graduação em Enfermagem Oncológica, 1º ano de Doutoramento em Psicologia da Saúde, Formação Profissional em Psico-Oncologia, entre outros), estando atualmente a terminar o Curso de Mestrado em Enfermagem (área de especialização em enfermagem médico-cirurgica, vertente oncologia).


Em 2006 iniciei o Curso de Instrutores de Chi Kung (CIC) da ESMTC  . Tema de Estágio  “Promoção do autocuidado na doente de cancro de mama: reabilitar com Chi Kung”.   Ministrei aulas de Chi Kung durante dois anos (abril 2009 a junho 2011) no Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE- Hospital de São José, pela Associação Viva Mulher Viva, a mulheres com cancro de mama e a funcionários do CHLC. No ano de 2010 participei no programa de televisão Sociedade Civil, divulgando o meu trabalho com Chi Kung no cancro da mama, e fui palestrante nas 2ª Jornadas de Enfermagem do CHLC e nas 1ª Jornadas de Enfermagem Urológica, abordando o tema do Chi Kung e o cancro.


Continuo a minha aprendizagem de forma a conjugar os meus conhecimentos de enfermagem e de Chi Kung, abordando a Pessoa no seu Todo, como um ser bio-psico-socio-cultural e espiritual, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento nas (diferentes e várias) vertentes que definem o Ser Humano.