Chi Kung ou Qi Gong pode ser traduzido de forma simples como a “arte de manipular a energia com sucesso”.
Pensa-se que tenha tido a sua origem cerca de 2.500 anos A.C. na China antiga. E é um dos cinco ramos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa.
Ao longo dos tempos, o Chi Kung acabou por se dividir em 6 escolas ou áreas principais:
- Chi Kung Confucionista - Tem em vista o culto do conhecimento e desenvolvimento da moralidade individual e Chi.
- Chi Kung Budista - Revela a energia da sabedoria através da realização de Shunyata (vacuidade ou nada) e o aprofundar da compaixão para com todos os seres.
- Chi Kung Taoista – Tem como finalidade o cultivo do carácter, moral individual, assim como a busca pela longevidade e imortalidade.
- Chi Kung Terapêutico – Tem por objectivo fortalecer o corpo, tratar e prevenir a doença.
- Chi Kung Marcial – Tem por objectivo o fortalecimento e desenvolvimento do Chi individual e da saúde corporal, de modo a ajudar a capacidade marcial individual.
- Chi Kung Popular – Tradição transmitida oralmente no âmbito restrito de uma família em particular.
Em geral o Chi kung caracteriza-se por movimentos e ou posturas em que a respiração e a mente são utilizadas de forma direcionada. Assenta em três princípios: movimento, respiração e concentração.
Para usufruirmos de todos os benefícios desta arte, a sua prática deve ser regular, de preferência diária.
Exercícios de Chi Kung
Os exercícios de Chi Kung têm como objectivo, promover o desbloqueio da energia do corpo, contribuindo assim para o bem estar físico, emocional e mental, manutenção da saúde, melhoramento do metabolismo e prevenção de doenças. O movimento constante e fluido, estimula meridianos (canais energéticos do corpo), assim como os sistemas circulatório e respiratório.
Curso de Instrutores de Chi Kung
Do Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico fazem parte três sistemas que permite ao aluno ter um contacto mais directo e real com a sua energia, assim como aplicar e prescrever cada um dos esquemas consoante a situação.
- os 18 Movimentos de Tai Chi Chi Kung – Sequência de movimentos simples porém poderosos, que permite desbloquear a energia de forma suave e gradual . Ideal para um primeiro contacto com esta arte.
- o Yi Jin Jing – Sequência de movimentos que tem como base o trabalho de tendões através de estiramentos que permitem de uma forma mais organizada a correcção da postura e alinhamento do corpo.
- Chi Kung Dinâmico ou Guo Lin Chi Kung –Sequência de movimentos, utilizada desde os anos 70 na China com a finalidade de corrigir ou atenuar estados resultantes de doenças degenerativas, por ex. cancro.